Welcome

Seja bem vindo ao Blog Dicas de Intercâmbio

domingo, 3 de abril de 2011

Londres, a melhor experiência da minha vida!

Para a estreia do novo Blog (Dicas de Intercâmbio), nada melhor do que contar minha própria experiência de vivência no exterior.

No ano de 2007, estava terminando minha faculdade de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, e trabalhava a 3 anos ,em uma Agência de Comunicação Digital muito bem conceituada no mercado. Neste mesmo ano decidi largar mão do trabalho, amigos e família. Tudo para executar um projeto que tinha desda minha infância (estudar em Londres). Com apoio da minha família tirei meu passaporte, visto e arrumei minhas malas para minha trip (viagem), e sinceramente ao contrário de muitas pessoas fui para Londres sem falar uma palavra do idioma. Chegando na Inglaterra, os primeiros dias foram um pouco difíceis devido o idioma e o clima de inverno. Após algumas semanas estudando sério e com jeito brasileiro comunicativo, já estava me comunicando e me virando muito bem.

Tive diversas experiências, como ir para as fascinantes Night Clubs, Pubs em Candem Town, e `as vezes
pegar o Night Bus (Ônibus Negreiro), errado e ir parar em outra Zona da Cidade tendo que se virar para voltar a residencia onde morava. Mas como todos nós sabemos, quem tem boca vai a Roma! E sempre que estiver em perigo, procure um nativo e pergunte como faz para chegar no seu destino, todas as pessoas muitas vezes no extremo da educação responderá como faz para chegar ao caminho que procura.

O verão da Inglaterra não é como o verão do Brasil, mas é muito bem aproveitado por todos, nos parques  
você sempre encontra pessoas lendo, se bronzeando, praticando esportes e aproveitando os dias de sol. Os festivais também são muito populares no verão (eu estive duas vezes no V.Festival, que foi uma maravilha).
Também ha peças de teatro mundialmente conhecidas, sem contar os museus que muito deles são gratuitos ou custam valores que qualquer estudante turista pode pagar (barato).
Antes de fazer meu intercâmbio, fui muito bem orientado sobre colégios, e escolhi estudar em um colégio distante do Centro de Londres que não havia muitos estudantes brasileiros. A convivência com pessoas de outros países me ajudou bastante na evolução do meu inglês.
Ter contato e criar amizades com pessoas de todos os cantos do planeta me causou um choque cultural

inexplicável, aprendi ser mais flexível e entender mais sobre outras pessoas e seus interesses, religiões e costumes.

Após alguns meses em Londres, já com experiência, viagens e mais adaptado com sistema do país, conheci uma garota Russa que se tornaria minha namora. Passando o tempo renovei meu visto para mais 6 meses devido não achar que era o momento certo para voltar ao Brasil, e quando meu visto de estudante expirou pela segunda vez, já estava com muitas saudades da família, Brasil e com o inglês afiado. Decidi voltar para minha terra natal.

Chegando a São Paulo, depois de uma viagem de 17 meses, passei um perídio visitando familiares e amigos, mas já percebendo nossas diferenças culturais e algumas mudanças econômicas positivas no Brasil.
Iniciei a procurar por emprego e voltei para o mercado de trabalho, nesse período foi onde percebi como meu currículo era muito mais valorizado e bem visto, com isso tive certeza que o investimento que fiz a quase dois anos atrás me trouxe um grande retorno e satisfação.

Agora para concluir essa brevia história de vivência e experiência no exterior, muitos devem estar perguntando oque aconteceu com o meu namoro com aquela garota Russa que a conheci em Londres...??? Ela veio me visitar 3 vezes no Brasil, nos casamos e voltei a viver em Londres, hoje sou diretor da Agência de Intercâmbio ICGroup - Education, e sempre viajo ao Brasil a trabalho, e para matar a saudades de todos que deixei, mais ainda fazem parte da minha vida.






                                                                                                                                  David A Bernardino
                                                                                                                                  @davidbernardino

10 comentários:

  1. Caramba cara.. que daora.!!! Estou em dúvida entre Londres ou New York, esses dois lugares me fascinam muito.

    ResponderExcluir
  2. Bruno vem para Londres que vc não vai se arrepender, é realmente sensacional.

    Abraços
    David

    ResponderExcluir
  3. david vc teria algum email para contato?? gostaria muito de tirar uma duvida a respeito de intercambio ai na inglaterra

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo

    Tenho sim.
    Meu e-mail é d.bernardino@icg-education.co.uk


    Att
    David

    ResponderExcluir
  5. David, sou o Emmanuel e estareiindo a Londres no mês de Novembro de 2013. Poderia me tirar algumas dúvidas? posso me comunicar via e-mail relacionado acima? abraço
    Emmanuel - São Paulo Capital

    ResponderExcluir
  6. Quero muito fazer meu intercâmbio para londres, porém dizem que intercâmbio para a mesma é o mais caro. Posso entram em contato por email pra saber passo-a-passo quais os procedimentos devo tomar?! Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, bom dia.

      Realmente muitas agências passam essas informações para o aluno, mas poucas falam que se você for para outros destinos também terá custos consideráveis compatíveis com os de Londres. Com a minha experiência de intercâmbista e profissional no seguimento nos países da Inglaterra, Irlanda e Canada, o custo que mais pesa na hora de criar um pacote de intercâmbio em Londres é a acomodação. Os outros custos como curso, taxas, transfer, alimentação e transporte são praticamente iguais ou menores que outros países.
      As grandes vantagens de Londres a respeito de custo são:
      1) A variedade de passeios que não é cobrado a entrada, são diversos museus, galerias, parques, clubs e pubs que o turista ou aluno não paga para entrar.
      2) Baixo custo e a facilidade de viajar para outros países do Reino Unido ou Europa.
      3) Para curso de até 6 meses, o aluno brasileiro não precisa apresentar comprovante de renda e nem aplicar pelo visto no Brasil, mas sim adquirir o carimbo no dia do desembarque em Londres.
      4) O seguro saúde não é obrigatório para a entrada na Inglaterra, porem é recomendado em caso de emergência.
      5) O idioma inglês, devido a Inglaterra ser o berço do inglês nada melhor que aprender a língua com quem realmente a conhece.

      Com tudo isso, a melhor dica que eu te dou sobre tudo isso é que independente do país que você escolher, você deve escolher uma agência ou escola que seja séria e possua todas as certificações, que os professores sejam nativos do país de destino, que não tenha muito brasileiros na sala de aula e que as acomodações tenham fácil acesso para o colégio.
      Me comunique se você precisar de alguma cotação ou indicação de algum curso.

      Att
      David
      d.bernardino@icg-education.co.uk

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite.
    Enquanto vc estudou vc trabalhava em algo? Em que? Obrigado
    Att Leandro

    ResponderExcluir
  9. Olá Pachega
    Sim na época com meu visto de estudante eu podia trabalhar, muita lavador de pratos, jardineiro, garçom, lavador de piso e etc.. rsrs Todas experiências foram ótimas e contribuem até hoje para qualquer atividade e sucesso. Abracos

    ResponderExcluir